Segundo o boletim, a Selic deve acabar o ano em 12,75%, ou seja, o BC apontou uma estagnação frente aos dados apresentados na semana anterior. Ainda no relatório, o Bacen apontou informações referentes à inflação nos próximos anos.
Além disso, o Relatório Focus informou as expectativas em relação ao dólar e ao Produto Interno Bruto do Brasil para este ano. Vale destacar que o documento é criado com base na análise do mercado.
Destaque para a Selic no Relatório Focus
Conforme apontado, o Relatório Focus indicou que a taxa básica de juros da economia deve permanecer acima de 12% este ano. Dessa forma, a crise do mercado de crédito, especialmente nos EUA, não teve impacto na análise do mercado, ao menos neste primeiro momento.
Além disso, o boletim indicou estagnação para os próximos dois anos. Assim, para 2024, é esperado que a taxa fique em 10%. Enquanto isso, em 2025, o valor deve ser de 9%, o mesmo apresentado há seis semanas. Dessa forma, somente para 2026 o mercado espera alguma mudança, sendo que o valor foi de 8,75% para 9% nesta semana.
Outros destaques do boletim
Além da Selic, o Relatório Focus da semana também deu destaque para a previsão de baixa na inflação em 2023, que deve acabar este ano em 5,95%, frente aos 5,96% apresentados na semana anterior. Contudo, a previsão acerca do IPCA foi de alta para os próximos três anos.
Por fim, o relatório indicou baixa na expectativa do Produto Interno Bruto do país em 2023, que foi de 0,89%, na semana anterior, para 0,88%. Enquanto isso, o boletim apontou que o dólar este ano permanecerá estagnado em R$ 5,25.